quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Recortes da oficina com Antônio Cicero

Aula Antonio Cicero      acicero@uol.com.br  
===================
[correções e sugestões em relação a este post são bem-vindas!]

(poetas q ele gosta: horacio, baudelaire, joao cabral, Drummond,
augusto dos anjos, Manuel Bandeira)
prosa: Montanha Mágica - T.Mann

epos: palavra (aquilo que ficava)
epea: poesia
poema:feito

mito de Aquiles ficava quando a poesia era memoravel

o feito poderia ou nao ser memoravel
soh ficava na memoria/eternizado se a poesia tb fosse memoravel

hoje:
+ facil fazer poesia hj em dia do q prosa
ler poesia exige engajamento
pra poesia ser boa ela tem q ser muito boa.
poeta sempre faz julgamentos (juizos) de valor quando esta poetando
(escolhe uma palavra em detrimento da outra)

Ezra Pound: faça o novo
(isso torna-se uma angustia para as pessoas)
POESIA É NOVIDADE QUE PERMANECE NOVIDADE
tb do Ezra Pound

a 2a proposicao eh fundamental
fazer algo que nao seja superavel, que nao envelheça
poeta cria um arquetipo
o genial nao eh o grau de novidade, mas que aquilo mereça permanecer.

só se sabe o que é um boa poema, lendo bons poemas.

Roubaud (poeta frances):
ler poema numa voz baixa; poema é lido para si
poema é lido numa voz "AURAL" de oral e de aura
de "orar" sem conotação religiosa
o novo é encontrar o novo no velho (altmart)


Boileau
poeta frances: qq assunto q se trate (sublime ou nao)
q sempre o bom senso (a razao) concorde com a rima
uma e outra em vao parecem se odiar
a rima eh escrava eh soh tem q obedecer

poema do Pessoa (R Reis):
heteronimo classico
... escravo ritmo o serve
(nesse poema ha o jogo:
súbdita, súbita, súdita, sub-dita)

cisne = poeta (ja desde a grecia antiga)

poeta deve ter uma dose de sobriedade (Holderlin)
deve se distanciar da emocao

risco da sobriedade é levar para o mundo da prosa
distante da emocao

grupo frances OULIPO (perec, Queneau, Rimbaud...)
a criacao de regras restritivas na composicao de poesia
podem na verdade facilitar a criacao!
a total liberdade nao é tao produtiva como se imagina
a letra de musica obriga uma forma (restritiva); silabas tonicas
feitura de letra é diferente de feitura de poema
finalidade da letra nao é ser lida

livro do Drummond maravilhoso: a vida passada a limpo.
claro enigma

a importancia do cânone: como referencial para saber o que é a poesia,
teatro, etc.

é fundamental ler, conhecer a tradição,
dotar a poesia com uma autonomia sobre você mesmo

(Rimbaud)
O saisons, O châteaux ! /
Quelle âme est sans défaut? / Qual é a alma que não tem defeito?
(Sartre)
a pergunta em sí não faz sentido, é obvia...
mas conferiu à palavra alma uma existencia interrogativa
eis a interrogação transformada em coisa
(em conformidade com o pensar do A. Cicero):
O poema tem se transformar em uma "coisa", um objeto

Um comentário:

da Palavra disse...

Grande TATA!!!! serviço total de utilidade pública; teu recorte é, em si, o próprio "discurso objeto" do cícero: maravilha de resumo!!!